15AH, San Francisco

California, United States.

Send Your Mail At:

info@elitesupport.com

Working Hours

Mon-Sat: 9.30am To 7.00pm

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

15/05, 11h00 | PE e Lusa: Desinformação em tempos de COVID-19

 Lisboa, 12-05-2020

Desinformação em tempos de COVID-19

 Uma conversa entre jornalistas sobre a luta da Europa contra a desinformação em tempos da COVID-19

Sexta-feira, 15 de maio, 11h00

 

Que desafios enfrentamos com o aumento da desinformação? O que é que a União Europeia está a fazer contra a desinformação e contra a COVID-19?

Luísa Meireles, Diretora de Informação da Agência Lusa, e Sofia Branco, jornalista da Lusa, entrevistam Delphine Colard, porta-voz adjunta do Parlamento Europeu, e Sara Ahnborg, assessora de imprensa do Parlamento Europeu, no dia 15 de maio, pelas 11h00 (hora em Lisboa, mais uma hora em Bruxelas).

Junte-se a este evento e coloque as suas perguntas através deste link. Este evento pode ser seguido na página Facebook da Lusa “Combate às Fake News”.

Nota: o evento será transmitido em Inglês.

Mais informação

A Agência Lusa tem tido um papel fundamental no combate às notícias falsas (fake news) em Portugal, tendo já organizado vários eventos e lançado um site dedicado a esta matéria.

Para prestar informação factual e fiável aos cidadãos, existe uma página conjunta da UE sobre a resposta da Europa à crise do coronavírus, que contém informações específicas para esclarecer os mitos mais comuns relacionados com o surto.

Já antes da crise do coronavírus, o Parlamento Europeu alertou para a desinformação estrangeira que tenta prejudicar a democracia europeia e aprovou várias resoluções sobre o tema (comunicado de imprensa aqui).

Além disso, peritos, nomeadamente do Parlamento Europeu, e políticos da UE e dos Estados-Membros realizam regularmente videoconferências para debater a desinformação e partilhar métodos de informação do público sobre os riscos e como os enfrentar. A Comissão Europeia está também a ajudar a lutar contra a desinformação através de uma cooperação estreita com as plataformas em linha, incentivando-as a promover fontes fidedignas e a retirar conteúdos que sejam verificados como sendo falsos ou enganosos e os conteúdos ilegais ou suscetíveis de causar danos físicos. Está igualmente a exercer pressão para que sejam tomadas medidas contra as burlas em linha. Estas estão relacionadas com produtos que alegadamente podem curar a COVID-19 ou evitar que as pessoas fiquem infetadas. Comerciantes desonestos publicitam e vendem produtos, como máscaras de proteção, gorros e desinfetante para as mãos aos consumidores, que alegadamente previnem ou curam uma infeção, mas que podem não funcionar.

 

Para saber mais

Vídeo do PE sobre como a UE está a lutar contra a desinformação sobre a COVID-19.

– Página da Comissão Europeia

Páginas de comunicação estratégica do Serviço Europeu de Ação Externa sobre a EUvsDisinfo

Comunicado de imprensa com citações dos vice-presidentes do Parlamento Europeu Othmar Karas e Katarina Barley

– Artigo do PE sobre a desinformação

 

 

Contactos para jornalistas
Raquel Patrício Gomes

raquel.patricio@ep.europa.eu

Tel: (+351) 933 323 636

Vera Ramalhete

vera.ramalhete@ep.europa.eu

Tel: (+351) 917 780 323

 

Fonte: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal

Sandra Geada

Deixe uma resposta