e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Monthly Archive Maio 2021

A Europa vai à Escola com a Eurodeputada Margarida Marques

Na próxima sexta-feira, 28 de Maio, pelas 09.45 H, a Europa vai à Escola conversar com os alunos do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, em Rio Maior.

O EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo convidou a Eurodeputada Margarida Marques para se juntar à conversa e partilhar a sua experiência nas Instituições Europeias.

 

Ciclo de seminários: Portugal e os fundos europeus, de 1986 a 2027

A Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Agência de Desenvolvimento e Coesão (ADC), a entidade responsável pela coordenação dos Fundos Europeus em Portugal, lançam na próxima sexta-feira, dia 21 de maio, o ciclo de seminários online “Fundos da União Europeia: os resultados até hoje e os desafios do próximo período de programação”, que cobre o período 2021-2027.

A sessão de abertura do ciclo tem início às 14h30 de dia 21 de maio, com a presença de Elisa Ferreira, Comissária Europeia responsável pela Coesão e Reformas, e do Ministro do Planeamento, Nélson de Souza, e é dedicada ao tema “Fundos Estruturais: o contexto, os resultados e os desafios do próximo ciclo”. Os oradores convidados são Daniel Traça, professor catedrático de economia e diretor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), e Ricardo Paes Mamede, subdirector do departamento de economia política do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e presidente da direcção do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais. Os comentários ficam a cargo de Pedro Mazeda Gil, investigador e subdiretor do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto e Nuno Santos, Presidente do conselho diretivo da Agência para o Desenvolvimento e Coesão. Este primeiro seminário será moderado pela jornalista Mónica Silvares. Nesta ocasião, a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, efetua uma apresentação do ciclo de seminários. Este primeiro evento deste ciclo pode ser acompanhado aqui e nas contas do FacebookTwitter e Instagram da Comissão Europeia em Portugal.

O objetivo desta iniciativa é contribuir para uma reflexão e análise equilibrada da aplicação dos fundos – os resultados alcançados e o que poderia ter sido feito de forma diferente – e lançar pistas sobre os desafios do próximo período de programação, promovendo uma visão informada e abrangente sobre estas matérias.

O segundo seminário está agendado para o dia 27 de maio e será consagrado ao tema “Fundos estruturais: modernização das políticas públicas, governação e transparência”. O calendário dos demais eventos deste ciclo está disponível abaixo e os diferentes intervenientes serão anunciados em momento oportuno.

Os oito seminários previstos terão uma duração aproximada de 90 minutos, decorrerão em formato virtual e contam com a participação de um vasto e diversificado painel de especialistas com diferentes experiências nesta matéria, combinando uma visão interna do processo de aplicação dos fundos, com uma visão do conjunto dos fatores explicativos das evoluções nas áreas/sectores onde os fundos têm sido aplicados.

Mais informações na página dedicada aqui.

PROGRAMA CICLO DE SEMINÁRIOS FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA:

Os resultados até hoje e os desafios do próximo período de programação

21 maio – Fundos Estruturais: o contexto, os resultados e os desafios do próximo ciclo

Apresentação do ciclo de seminários

Sofia Alves

Sessão de abertura

  • Comissária Elisa Ferreira
  • Ministro do Planeamento Nelson de Souza

Oradores: Daniel Traça e Ricardo Paes Mamede

Comentário: Pedro Mazeda Gil e Nuno Santos (AD&C)

Moderação: Mónica Silvares

27 maio – Fundos Estruturais: modernização das políticas públicas, governação e transparência

Oradores: Nuno Vitorino e Miguel Poiares Maduro

Comentário: Duarte Rodrigues e Paulo Neto

Moderação: Helena Garrido

9 junho – Fundos Estruturais, modernização do sistema produtivo e internacionalização (Incentivos ao Investimento)

16 junho (data a confirmar) – Fundos Estruturais e os investimentos no Ambiente e Energia

23 junho – Fundos Estruturais e investimentos nas redes de transporte e de conectividade

30 junho – Os Fundos Estruturais e os apoios à formação e ensino

7 julho – Os Fundos Estruturais e os apoios ao emprego e inclusão social

14 julho – Os Fundos Estruturais e as políticas territoriais

Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal

Dia da Europa | Os Valores da União Europeia

Os nossos Valores são a nossa bússola. No dia 9 de maio, e durante todo o mês de Maio, celebramos o projeto europeu. Juntos somos mais fortes! 💙 Obrigado aos colegas da Comisión Europea en España pelo vídeo.

A União Europeia perto das pessoas: nova rede de centros Europe Direct em Portugal

A nova geração da rede Europe Direct – uma das principais ferramentas da Comissão Europeia de contacto com o público a nível local e regional –, entra em funções em toda a UE no dia 1 maio. Em Portugal, a nova rede conta com 15 centros que cobrem todo o território nacional, com uma distribuição geográfica abrangente, de Norte a Sul, do litoral ao interior, e incluindo as Regiões Autónomas. Estes centros fazem parte de uma rede constituída por cerca de 420 centros em toda a União Europeia. A partir de 1 de maio, pode encontrar o centro Europe Direct mais perto nos mapas interativos nesta página.

Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, afirma: «Os Europe Direct são a porta certa à qual bater para navegar no que pode ser um labirinto de informação sobre as oportunidades, direitos e propostas da União Europeia. E fazem um trabalho extraordinariamente importante junto das escolas, da imprensa regional e das entidades locais para que realmente possamos, juntos, saber mais e participar mais neste projeto que tem de ser de todos: a União Europeia. Só tenho a agradecer e felicitar os centros da geração anterior e a saudar a entrada em funcionamento de uma nova geração de centros, com um papel reforçado, e que arranca no início do mês em que se comemora o Dia da Europa, a 9 de maio. Convido-vos a todos a procurar o Europe Direct mais próximo com qualquer questão e sugestão que tenham sobre a União Europeia.»

Com um mandato até ao final de 2025, os centros da rede Europe Direct têm como missão fundamental promover um diálogo proativo e contínuo com os cidadãos e tornar a União Europeia mais acessível às pessoas aos níveis local e regional. Com base na experiência das gerações anteriores, o papel e mandato dos centros Europe Direct foram atualizados e serão essenciais para organizar eventos participatórios, por exemplo no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, e para contribuir para o desenvolvimento de um Espaço Público Europeu.

Os centros Europe Direct organizam atividades para envolver os cidadãos no debate sobre o estado atual e o futuro do projeto europeu, estabelecem relações de proximidade com diferentes entidades, empresas, sociedade civil e meios de comunicação social locais, e ajudam as instituições europeias a entender melhor as sensibilidades, preocupações e opinião pública nas suas áreas geográficas. Uma das áreas de trabalho centrais é no campo da promoção de educação para uma cidadania ativa, com colaborações desenvolvidas com escolas, a divulgação de material didático como o disponibilizado no Espaço de Aprendizagem e a cooperação com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu em Portugal em iniciativas como «A Europa na Escola – Formação para Professores», «Eu sou europeu», ou «Euroescola-Portugal Europeu» e sessões de debate sobre temas como a desinformação. Os centros têm um serviço de atendimento presencial, online e telefónico para informar os cidadãos sobre a União Europeia e as suas competências, políticas e oportunidades. As entidades que acolhem estes centros são variadas, incluindo entidades de gestão regional de fundos, associações intermunicipais, de desenvolvimento locais ou em parceria com as autarquias e entidades de ensino superior.

Pode encontrar mais detalhes no vídeo de apresentação e nesta página dedicada.

Lista dos centros Europe Direct em Portugal, por ordem alfabética:

EUROPE DIRECT Açores – Angra do Heroísmo

EUROPE DIRECT Alentejo Central e Litoral – Évora

EUROPE DIRECT Algarve – Faro

EUROPE DIRECT Alto Alentejo – Elvas

EUROPE DIRECT Área Metropolitana de Lisboa – Palmela

EUROPE DIRECT Área Metropolitana do Porto – Paredes

EUROPE DIRECT Baixo Alentejo – Mértola

EUROPE DIRECT Bragança – Bragança

EUROPE DIRECT Madeira – Câmara de Lobos

EUROPE DIRECT Minho – Barcelos

EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo – Cadaval

EUROPE DIRECT Região Beira Interior – Fundão

EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria – Coimbra

EUROPE DIRECT Tâmega, Sousa e Alto Tâmega – Paços de Ferreira

EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões – Viseu

 

Contactos:

Assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal:

Daniel Rosário – daniel.rosario@ec.europa.eu, 936 540 378

Rita Fortunato Baptista – rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu, 966 822 590