e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

VI Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu acontece no Bombarral

O VI Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu decorrerá no Bombarral nos dias 27, 28 e 29 de novembro.

Organizado pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Município do Bombarral, Teatro Eduardo Brazão e pelo Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, e com o apoio à organização do Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa, Europe Direct Baixo Alentejo, Europe Direct Extremadura (Olivença – Espanha), Representação da Comissão Europeia em Portugal, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Agência Erasmus + Juventude, Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, Rede Eurodesk e Plano Nacional das Artes, o Encontro de Teatro, nesta edição dedicado à Paz, reúne seis escolas de Portugal e Espanha.

Serão três dias de ensaios e representações, visitas à vila do Bombarral, oficinas, conversas sobre a paz, e também de muito convívio entre Alunos e Professores do Bombarral, Alenquer, Sintra, Serpa, Santiago do Cacém e Mérida.

No Teatro Eduardo Brazão, dia 28, às 17.30 horas, estará em cena a peça de Teatro de Sombras com o tema “Sem arte não há paz”, pelo Grupo de Teatro Amador “Os Lendários” do Clube Recreativo Delgadense.

A partir das 18:00 e até às 22.30 horas de dia 28 e no dia 29 das 10 às 13 horas serão as performances dos alunos.

Os eventos estão abertos ao público, mediante inscrição.

O Projeto Celebrando a Democracia – Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu –  teve início em 2022 e tem como objetivo proporcionar aos jovens um espaço para a reflexão e para o diálogo entre o Teatro e a realidade sobre a Democracia dos seus países, usando os Clubes de Teatro Escolar das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (Serpa, Lisboa, Sintra, Alenquer, Bombarral (localidades do território do ED OLMT), Coimbra, Ansião Mérida e Santiago do Cacém) para partilhar e divulgar os sonhos, valores, princípios, inquietações e medos dos jovens sobre o futuro da Democracia e dos Valores Europeus, criando peças de Teatro para exibição nas comunidades escolares e realizando Encontros Europeus de Teatro Escolar.

Já foram realizados cinco Encontros de Teatro organizados pelas Escolas e pelos Europe Direct que constituem o projeto: Serpa (2022), Sintra, Mérida, Beja (2023) e Coimbra (2024).

Escolas no Projeto Celebrando a Democracia

Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer)

Escola Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

Escola Secundária Fernão do Pó (Bombarral)

Escola Secundária Quinta das Flores (Coimbra)

Escola Secundária Eça de Queirós (Lisboa)

Instituto de Enseñanza Secundaria Sáenz de Buruaga (Mérida, Espanha)

Escola Secundária Padre António Macedo (Santiago do Cacém)

Escola Secundária de Serpa

Escola Secundária de Leal da Câmara (Sintra)

EUROPE DIRECT’s no Projeto Celebrando a Democracia

EUROPE DIRECT Alentejo Central e Litoral

EUROPE DIRECT Área Metropolitana de Lisboa

EUROPE DIRECT Baixo Alentejo

EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo

EUROPE DIRECT Região de Coimbra e Leiria

EUROPE DIRECT Extremadura (Espanha)