e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Comissão Europeia propõe a conclusão dos acordos com Mercosul e México

A Comissão Europeia apresentou ao Conselho as suas propostas para a assinatura e celebração do Acordo de Parceria UE-Mercosul (APEM) e do Acordo Global Modernizado UE-México. Estes acordos históricos constituem uma parte essencial da estratégia da União Europeia (UE) para diversificar as suas relações comerciais e reforçar os laços económicos e políticos com parceiros que partilham as mesmas ideias em todo o mundo. 

Estas parcerias irão criar oportunidades de exportação no valor de milhares de milhões de euros para as empresas da UE de todas as dimensões, contribuir para o crescimento económico e a competitividade, apoiar centenas de postos de trabalho europeus e promover os interesses e valores da UE.  Reforçarão as cadeias de valor e ajudarão a UE a alargar a sua gama de fontes fiáveis de fatores de produção e matérias-primas essenciais. Num período de crescente instabilidade geopolítica, estes acordos aproximam-nos de parceiros estrategicamente importantes, proporcionando uma plataforma comum para reforçar a confiança mútua e enfrentar desafios globais partilhados, incluindo a modernização do sistema de comércio mundial baseado em regras. Ambos os acordos reafirmam o nosso compromisso conjunto para com os direitos humanos, o multilateralismo e a paz e segurança internacionais. 

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, afirmou: «Os nossos acordos com o Mercosul e o México são marcos importantes para o futuro económico da UE. Continuamos a diversificar o nosso comércio, a promover novas parcerias e a criar novas oportunidades de negócio. As empresas da UE e o setor agroalimentar europeu beneficiarão de imediato da redução dos direitos aduaneiros e dos custos, contribuindo para o crescimento económico e a criação de emprego. A UE é já o maior bloco comercial do mundo e estes acordos reforçarão esta posição.»

Para mais informações, consultar o comunicado de imprensa e o documento de perguntas e respostas

Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal

Leave a Reply