A primeira edição do Enlargement CEmp arranca esta quarta-feira, em Lviv, na Ucrânia, reunindo 40 jovens, 20 residentes em Portugal e 20 residentes na Ucrânia, para refletirem sobre o futuro do projeto europeu. A iniciativa é organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com as autoridades ucranianas e a Câmara Municipal de Lviv, e conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e da Embaixada da Ucrânia em Portugal.
O programa conta com a participação de diversos oradores portugueses e ucranianos. Da Comissão Europeia, que se associa a esta iniciativa da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade liderada por Luís Alves, participam Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, Peter Wagner, Diretor do Serviço de Instrumentos de Política Externa, e Pedro Fonseca Moniz, do Serviço de Porta-voz da Comissão Europeia.
Participam também decisores políticos, como Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga, Andriy Sadovyi, Presidente da Câmara de Lviv, e Andriy Moskalenko, Vice-Presidente da Câmara de Lviv. Bem como a Embaixadora Maria Nilaus Tarp, Diretora do gabinete executivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros Dinamarquês e a Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko.
O debate contará ainda com comentadores e líderes de opinião: Mafalda Anjos, Henrique Burnay, Filipe Caetano, Bárbara Reis e João Porfírio. Na vertente cultural, participam a realizadora de cinema Liudmyla Melnyk, a atriz e poetisa Maria Caetano Vilalobos e o produtor e diretor de fotografia Tiago Mesquita.
Em 2025, ano em que Portugal celebra os 40 anos da assinatura do Tratado de Adesão à União Europeia, o Enlargement CEmp promove o debate sobre os valores, oportunidades e desafios do projeto europeu, num momento em que a Ucrânia é país candidato à União Europeia e o tema do alargamento regressa ao centro da agenda europeia. A iniciativa inspira-se no Summer CEmp, a escola de verão sobre assuntos europeus organizada pela Comissão Europeia em Portugal desde 2017, propondo um formato dinâmico e participativo, com momentos de debate direto com protagonistas europeus e dos dois países. Além da reflexão sobre o papel transformador da União Europeia para os Estados-Membros e para os países candidatos, os participantes vão ainda discutir a atualidade e futuro europeu, o reforço da segurança europeia e a importância da democracia.
“O Enlargement CEmp é um momento único de diálogo e de aprendizagem mútua entre jovens portugueses e ucranianos, no coração da Europa. Ao celebrarmos os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia, reafirmamos o valor do alargamento como motor de paz, prosperidade e democracia. A Comissão Europeia associa-se à Agência Nacional Erasmus+ porque acreditamos que a participação juvenil é essencial para aproximar a União Europeia dos cidadãos e preparar uma geração mais informada, ativa e solidária. É com os jovens que se constrói no presente a Europa do futuro”, afirma Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal.
O arranque do Enlargement CEmp coincide com a publicação de um novo Eurobarómetro sobre o alargamento (informações disponíveis nesta página). O estudo mostra que 52% dos europeus estão a favor da adesão da Ucrânia à União Europeia, valor que sobe para 65% em Portugal. De forma geral, 56% dos cidadãos europeus apoiam o alargamento, percentagem que atinge 59% em Portugal. Apesar deste apoio, a maioria dos cidadãos declara sentir-se pouco informada sobre o processo: 47% na média europeia e 53% em Portugal. Estes resultados demonstram que, apesar do apoio consistente, permanece essencial reforçar o debate público e a informação sobre o futuro da União, objetivo central do Enlargement CEmp.