e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Daily Archive 3 de Outubro, 2025

Novo Bauhaus Europeu 2025

A Comissão Europeia anunciou 22 laureados dos Prémios Novo Bauhaus Europeu de 2025. Pelo quinto ano consecutivo, os prémios Novo Bauhaus Europeu distinguem projetos e iniciativas notáveis que combinam sustentabilidade, inclusão e estética, evidenciando como o encontro entre cultura, tecnologia, inovação e design pode enriquecer a vida das pessoas e as comunidades. Os prémios foram atribuídos em quatro categorias e duas vertentes: uma para projetos estabelecidos («Campeões do Novo Bauhaus Europeu») e outro para iniciativas promissoras de candidatos mais jovens («Estrela Ascendente do Novo Bauhaus Europeu»). A necessidade urgente de habitação mais sustentável a preços mais acessíveis foi objeto de um prémio especial.

Este ano, Portugal esteve em destaque com duas distinções. O projeto Escolas Comestíveis, de Portugal, venceu a votação do público, ao transformar escolas em ecossistemas vivos centrados na alimentação, na ecologia e no consumo responsável. Integrando práticas como a agricultura vertical, a permacultura, a agrossilvicultura e a compostagem, proporciona uma aprendizagem lúdica ao ar livre que fomenta a literacia alimentar e a sensibilização ambiental, inspira hábitos saudáveis e promove uma mudança significativa rumo a um futuro mais sustentável e equitativo através da educação. 

Também em Portugal, na União das Freguesias de Cepos e Teixeira, em Arganil, o projeto Water Guardians: Healing Communities, Healing Landscapes foi distinguido no âmbito da Iniciativa Estímulo aos Pequenos Municípios. Inspirando-se no papel histórico das mulheres no cuidado da comunidade, a iniciativa recupera lavadouros tradicionais como espaços coletivos e ecológicos, protege habitats hídricos, cria refúgios húmidos contra incêndios florestais nas regiões montanhosas e restabelece as funções sociais e ambientais destes espaços, tanto para as pessoas como para os animais.

The Water Guardians: Healing Communities, Healing Landscapes: historicamente, as mulheres geriram tarefas domésticas – cuidar das crianças, dos idosos e dos parentes – enraizadas no antigo conceito grego de «oikos + logos», a base da ecologia. «The Water Guardians» homenageia este papel feminino numa iniciativa baseada na natureza que confere novos usos aos lavadouros comunitários de Cepos, protegendo os habitats hídricos, criando refúgios húmidos que protegem dos incêndios florestais nas regiões montanhosas de Portugal e restabelecendo as funções coletivas dos lavadouros, tanto para os humanos como para os animais.

Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal