A Comissão Europeia publicou um novo inquérito Eurobarómetro que mostra que os jovens europeus apoiam fortemente o alargamento da UE: cerca de dois terços dos inquiridos entre os 15 e os 39 anos consideram que os (potenciais) candidatos devem aderir à União Europeia, uma vez cumpridas as condições necessárias. No total, 56% dos europeus estão a favor de um novo alargamento da União e consideram que este seria benéfico para o seu próprio país. Em Portugal, o apoio é ainda mais elevado, com 59% dos inquiridos a favor da continuação do alargamento.
Segundo os cidadãos europeus, as principais vantagens da expansão da União estão relacionadas com a segurança e a defesa, com uma economia mais forte e competitiva e com a influência global da União no mundo. Em Portugal, os inquiridos destacam como prioridades o reforço da influência da UE no mundo (40%), a criação de um mercado alargado para as empresas europeias, maior diversidade de escolhas e mais inovação (36%), bem como uma maior diversidade cultural (36%). No entanto, 67% dos europeus afirmam não se sentir bem informados sobre o alargamento, valor ligeiramente inferior em Portugal (53%).
Quanto aos candidatos atuais e potenciais à adesão à União Europeia, a Ucrânia é o país cuja integração recolhe maior apoio tanto entre os cidadãos europeus em geral (52%) como entre os portugueses (65%). Relativamente a outros países candidatos, em Portugal destaca-se ainda o apoio à adesão da Turquia (54%) e da Albânia (53%).
Foram igualmente realizados inquéritos nos países candidatos e potenciais candidatos, que revelam, em geral, um forte apoio à adesão à UE. Nos Balcãs Ocidentais, o apoio mais elevado regista-se na Albânia (91%) e na Macedónia do Norte (69%), enquanto na Sérvia o apoio é o mais baixo da região, com 33%. A Geórgia e a Ucrânia registam níveis de apoio de 74% e 68%, respetivamente.
O Eurobarómetro e os inquéritos de perceção foram realizados através de entrevistas presenciais entre fevereiro e junho de 2025. Mais informações, incluindo os resultados completos, estão disponíveis nesta página. Os resultados relativos a Portugal podem ser consultados aqui.