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Comissão Europeia lança convites no valor de 12 milhões de euros para apoiar meios de comunicação social e esfera pública da UE

A Comissão publicou quatro novos convites à apresentação de propostas destinados a estimular uma esfera pública viva e diversificada e a promover o acesso dos cidadãos a informações fiáveis em toda a UE.

Um dos convites à apresentação de propostas apoiará conteúdos mediáticos multilingues sobre assuntos da UE através de plataformas digitais, enquanto outro visa aumentar a produção de conteúdos neste domínio através de uma rede de estações de rádio.

Além disso, um projeto-piloto apoiará redes de comunicação em linha para jovens que produzam conteúdos estimulantes sobre a atualidade através de formatos e eventos nas redes sociais. Por último, uma ação preparatória para as plataformas europeias de meios de comunicação social procura melhorar o acesso dos cidadãos a informações fiáveis, envolvendo os organismos de radiodifusão e os editores.

Em conjunto, os convites à apresentação de propostas representam cerca de 12 milhões de euros de financiamento da UE. Todos os projetos financiados funcionarão com total independência editorial.

Os novos convites têm por base dois outros recentemente lançados para apoiar o setor dos meios de comunicação social: um convite à apresentação de propostas para parcerias jornalísticas destinadas a incentivar a colaboração setorial e transfronteiras entre organizações europeias de comunicação social no âmbito do novo programa Europa Criativa, bem como um convite à apresentação de propostas financiado através do Horizonte Europa, para o apoio a projetos centrados na inovação para os meios de comunicação social.

Estas iniciativas fazem parte de um esforço mais vasto para apoiar um ambiente mediático livre, viável e pluralista em toda a UE, tal como anunciado no Plano de Ação para a Democracia Europeia e no Plano de Ação para os Meios de Comunicação Social e o Setor Audiovisual.

Estão disponíveis mais informações sobre estes e outros convites à apresentação de propostas em apoio do setor dos meios de comunicação social e foi também publicada uma ferramenta interativa para ajudar a encontrar oportunidades de financiamento. Os profissionais dos meios de comunicação social também podem encontrar assistência a nível nacional através dos centros de informação Europa Criativa.