Comissária Europeia dos Transportes em Lisboa para celebrar Ano Europeu do Transporte Ferroviário e encontros com autoridades portuguesas

A Comissária Europeia dos Transportes, Adina Valean, estará em Lisboa, nos dias 1 e 2 de setembro, para participar na cerimónia de partida do “Connecting Europe Express” e outros eventos relacionados com a área da sua tutela, e também para encontros com as autoridades portuguesas.

No dia 1 de setembro, quarta-feira, pelas 14:45, a Comissária participa no encerramento da apresentação do Relatório Ambiental do Transporte Marítimo Europeu, elaborado pela Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), entidade sedeada na capital portuguesa e que se encontra sob sua tutela, em conjunto com a Agência Europeia do Ambiente (AEA). O evento terá lugar nas instalações da EMSA.

Às 16:30, a Comissária Valean será recebida pelos deputados Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República e, pelas 18:30, reúne com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, nas instalações do ministério. Após o encontro, às 19:15, os dois responsáveis efetuarão declarações à imprensa.

Na quinta-feira, dia 2 de setembro, Adina Valean participa na conferência “Connecting Europe Express”: Ligações ferroviárias de alta velocidade e de cidade a cidade, que decorre a partir das 9:00, nas instalações da Agência Europeia da Segurança Marítima. O registo para a conferência pode ser efetuado aqui.

Pelas 14:15, na Gare do Oriente, tem início a cerimónia de partida do “Connecting Europe Express“, um comboio especial, organizado no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, que vai percorrer toda a União Europeia numa viagem que termina em Paris, no dia 7 de Outubro. O registo para a cerimónia pode ser efetuado aqui.

Após a cerimónia e antes da partida do comboio, a Comissária Adina Valean e o Ministro Pedro Nuno Santos participam numa conferência de imprensa conjunta, também na Gare do Oriente, às 15:10.

A primeira visita da Comissária dos Transportes a Portugal encerra com um debate aberto com cidadãos portugueses sobre mobilidade sustentável. Este Diálogo com os Cidadãos decorrerá em formato híbrido no hotel Myriad, a partir das 16:30, e conta ainda com a participação do Secretário de Estado para a Mobilidade, Eduardo Pinheiro. A participação neste evento é aberta, as inscrições estão limitadas ao número de lugares disponível e sujeitas a confirmação. O debate será também transmitido online nas redes sociais da Representação da Comissão (TwitterFacebook) e em inglês através da conta de Twitter da Direção Geral dos Transportes da Comissão Europeia.

Mais informação aqui.

Sandra Geada