15AH, San Francisco

California, United States.

Send Your Mail At:

info@elitesupport.com

Working Hours

Mon-Sat: 9.30am To 7.00pm

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Dia da Europa: mensagem da Presidente da Comissão Europeia e atividades para celebrar

Lisboa, 9 de maio de 2020.
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deixa a sua mensagem para marcar o Dia da Europa que se celebra hoje, 9 de maio: «Há exatamente setenta anos uma declaração de menos de dez minutos iria mudar o destino de um Continente. A França, pela voz de Robert Schuman, estendeu a mão à Alemanha e a toda a Europa. Schuman propôs um gesto de solidariedade: Solidariedade — foi esta a sua palavra: uma «solidariedade de facto». Desde então, percorremos um longo caminho. As nossas políticas vão da energia à educação, da agricultura à cultura, dos assuntos internos aos assuntos externos. Se já alcançámos tantos progressos, o objetivo da solidariedade ainda é válido. Vou até mais longe: é mais válido do que nunca. Esta solidariedade foi posta à prova no início da atual pandemia. Esta crise mostrou-nos que virarmo-nos para dentro não é a solução. E, a seguir, começámos a partilhar e a ajudar-nos mutuamente. Solidariedade de facto. Vimos paramédicos da Polónia e médicos da Roménia a salvar vidas em Itália. Vimos hospitais da Chéquia a tratar os doentes da França. E vimos doentes de Itália a ser levados de avião para clínicas na Alemanha. Ou o Luxemburgo a entregar equipamento médico a Espanha. Esta solidariedade tem de continuar. Só podemos derrotar este vírus se assumirmos a responsabilidade uns pelos outros. Se trabalharmos em conjunto para encontrar uma vacina. Se unirmos forças para que a nossa economia volte ao bom caminho. Se protegermos o nosso planeta através do Pacto Ecológico Europeu. Esta solidariedade não é de todo evidente. Não é um dado adquirido. Exige esforço e compromisso de todos. Mas devemos este esforço aos nossos cidadãos. E às gerações futuras. Robert Schuman tinha toda a razão. Desejo-vos um Feliz Dia da Europa. Viva a Europa.»

Pode ver a sua mensagem em vídeo aqui

A Representante da Comissão Europeia em Portugal presta especial homenagem a todas as pessoas que diariamente atuam na linha da frente para combater a pandemia na sua mensagem do Dia da Europa que pode ser vista em vídeo aqui

Várias personalidades e cidadãos enviaram uma mensagem sobre a Europa após a pandemia que estão disponíveis aqui

Convidamos todos os interessados a também partilharem a sua visão nas redes sociais sobre a União Europeia após a pandemia, utilizando o marcador #UEpósCOVID.

Este ano, celebramos o Dia da Europa, 9 de maio, num contexto que comprova, mais do que nunca, a importância da solidariedade, da ação conjunta e de uma União que protege os seus cidadãos. Os 70 anos da declaração que deu origem à União Europeia celebram-se com um conjunto de eventos online, como concertos, visitas a museus, filmes e várias conversas e debates.

Todos os eventos e detalhes podem ser encontrados em https://ec.europa.eu/portugal/events/europe-day_pt e acompanhados com o marcador #EuropeDay.

Destacamos as seguintes iniciativas:

9 de maio

11:30-13:00: Evento webinar em https://ue.digitalstream.pt/, sob o tema «Plano de Recuperação para a Europa: Que Lugar para a Coesão e Desenvolvimento Regional» que conta com a participação da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, dos eurodeputados Pedro Marques e Álvaro Amaro, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago. Esta conversa, moderada pela jornalista Raquel Morão Lopes, abordará temas como a Coesão e Desenvolvimento Regional, o Plano de Recuperação para a Europa e o futuro do Projeto Europeu.

O evento é de participação aberta e gratuita e permite a formulação de questões por quem quiser participar através do chat incluído na plataforma.

Para obter as imagens e som do evento para meios de comunicação social e para declarações da Comissária Europeia, contactar Rita Fortunato Baptista – 966822590. Para declarações de outros oradores, além das perguntas que podem ser colocadas durante o evento, contactar os respetivos gabinetes.

Ao longo do dia: Os diretores de dois museus – o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – dedicam nesse dia a rubrica «A Arte é uma ponte que nos une» à União Europeia e partilham nos respetivos canais um vídeo sobre uma obra emblemática das coleções em celebração da Europa como espaço de livre circulação das obras de arte e dos seus criadores.

Entre as 13h00 e a meia noite: Music Europe Day com 30 artistas de 30 países europeus, incluindo a portuguesa Gato Preto às 23:00. Pode ver os concertos em Facebook page e ouvir a lista de spotify em: https://open.spotify.com/playlist/0wIJeh7RtXTBpEQd8wngxD?si=m4EZOs2tQc6zVBAdrleBEQ

 

17h00: Mais de uma centena de jovens músicos europeus de 30 países ensaiaram e atuam desde as suas casas num concerto especial online “Esperança através da Música”, disponível em https://www.euyo.eu/projects/upcoming-projects/europe-day-2020/ (uma iniciativa da Delegação da UE na Turquia em parceria com a Europa Nostra)

20H00: Para celebrar a união e a solidariedade, a Delegação da EU em Cabo Verde convidou vários artistas africanos, nomeadamente Djoje que vive em Portugal, a dar um concerto online, enaltecendo a cultura como uma ponte privilegiada entre os nossos continentes que pode ser visto na página no Facebook e Instagram da UEemCV: https://www.facebook.com/events/550739505871057/

Entre 9 e 15 de maio: Uma iniciativa do Governo Regional dos Açores em parceria com a Comissão Europeia em Portugal disponibiliza as 7 curtas-metragens EUandME na RTP Açores (evento no FB).

A partir de 15 de maio: A iniciativa «Europa Film Fest: Uma sala com vista para toda a Europa» disponibiliza a transmissão gratuita de oito filmes europeus, apoiados por verbas europeias no sítio Web www.Filmin.pt

Pode acompanhar estas rubricas culturais com #CreativeEuropeAtHome e #StrongerTogether nas redes sociais.

Contacto para jornalistas:

Rita Fortunato Baptista, assessora de imprensa
Rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu
966 822 590

Mais informação:

O que é o Dia da Europa?

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Robert Schuman.

Imagens de arquivo para utilização gratuita pelos meios de comunicação social: https://audiovisual.ec.europa.eu/en/album/M-000176

Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal

Sandra Geada

Deixe uma resposta