15AH, San Francisco

California, United States.

Send Your Mail At:

info@elitesupport.com

Working Hours

Mon-Sat: 9.30am To 7.00pm

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

DiscoverEU: 12 mil passes de viagem gratuitos disponíveis para jovens de 18 anos descobrirem a Europa em 2019

A Comissão Europeia lança agora o segundo concurso DiscoverEU. A partir de hoje (12:00 CET) até terça-feira, 11 de dezembro (12:00 CET), os jovens com 18 anos podem candidatar-se a um passe de viagem para descobrir a Europa no próximo verão.

Este segundo concurso sucede ao êxito do primeiro, que deu a 15 000 jovens a oportunidade de viajar em toda a Europa entre julho e outubro de 2018. Muitos deles participaram nos eventos realizados durante o Ano Europeu do Património Cultural.

O Comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: «É ótimo ver que os jovens aderem a esta nova oportunidade de descobrir as culturas e tradições europeias, compreender o que significa a diversidade europeia e fazer amizades com pessoas que, de outra forma, não teriam conhecido. A primeira ronda mostrou que os jovens adquirem autoconfiança e novas competências, como o espírito de iniciativa e a aprendizagem de outras línguas. A iniciativa DiscoverEU é muito mais do que viajar, tem a ver com a aprendizagem da vida.»

Quem pode candidatar-se e como?

Todos os cidadãos nascidos na UE entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2000 poderão inscrever-se neste segundo concurso.

Os interessados em participar podem fazê-lo no Portal Europeu da Juventude onde terão de registar-se e comunicar os seus planos de viagem. Os candidatos serão selecionados com base nas respostas dadas a cinco respostas múltiplas relacionadas com a cultura e a diversidade europeias, com as iniciativas da UE destinadas aos jovens, com as próximas eleições para o Parlamento Europeu, além de uma pergunta adicional sobre um tópico relacionado com esta segunda ronda.

Os candidatos escolhidos poderão viajar entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019, de 1 a 30 dias.

Para esta ronda, a Comissão incentiva especialmente as pessoas com necessidades especiais ou que enfrentam desafios sociais. Para as pessoas com necessidades especiais, a Comissão disponibilizará informação e soluções práticas e cobrirá os custos necessários de assistência especial (por exemplo, um acompanhante ou um cão-guia para participantes invisuais, etc.).

Os candidatos selecionados podem viajar sozinhos ou em grupos de cinco, no máximo (todos com 18 anos). Regra geral, viajarão de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião se necessário. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar.

A cada Estado-Membro da UE foi atribuído um determinado número de passes de viagem, baseado na percentagem da sua população em relação à população total da União Europeia.

Contexto

A iniciativa DiscoverEU foi lançada em junho de 2018, com um orçamento de 12 milhões de euros. Até agora, graças a esta iniciativa, mais de 15 mil jovens tiveram a oportunidade de viajar por toda a Europa. O objetivo é criar novas oportunidades para descobrir as riquezas do património cultural do continente, conhecer outras pessoas, aprender com outras culturas e vivenciar o que, na Europa, nos une.

As reações dos participantes são positivas. Para muitos, foi a primeira vez que viajaram sem os pais ou outros adultos e, na sua maioria, afirmaram que se tinham tornado mais independentes. Dizem ainda que a experiência DiscoverEU tabém lhes proporcionou uma melhor compreensão de outras culturas e da história europeia, além de lhes ter permitido desenvolver o conhecimento de línguas estrangeiras. Dois terços referiram que não teriam podido pagar o bilhete da viagem sem a DiscoverEU.

A Comissão Europeia propôs 700 milhões de euros para a iniciativa DiscoverEU ao abrigo do futuro programa Erasmus no próximo orçamento a longo prazo da UE (2021-2027). Se o Parlamento Europeu e o Conselho aprovarem a proposta, serão mais 1,5 milhões de jovens de 18 anos que terão a possibilidade de viajar entre 2021 e 2027.

Mais informações

Portal Europeu da Juventude, European Youth no Facebook e European Youth Twitter.

P&R 2.ª ronda da iniciativa DiscoverEU

Sandra Geada

Deixe uma resposta