e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Estado da União Europeia 2020: agenda do Parlamento Europeu e informações aos jornalistas

Uma vez por ano a Presidente da Comissão Europeia profere o seu discurso sobre o estado da União perante o plenário do Parlamento Europeu.

A Presidente da Comissão Europeia faz um balanço do desenvolvimento e funcionamento da União, apresenta as linhas de ação e prioridades para o futuro – em particular as propostas de pacotes legislativos futuros.

Este ano, o debate do estado da União acontece a 16 de setembro.

O Parlamento Europeu está a organizar um programa em torno deste momento político.

10 de setembro, 10h00 (hora de Lisboa): Lisboa / online
Debate entre eurodeputados portugueses “Estado da União: quais as expectativas?”
Eurodeputados portugueses dos partidos nacionais representados no Parlamento Europeu vão debater as suas expectativas sobre o debate do estado da União. O debate é moderado por Luísa Meireles, Diretora de Informação da Lusa. O evento acontece no estúdio virtual do Parlamento Europeu em Portugal e pode ser seguido aqui. Os jornalistas podem colocar questões, por webex, aqui.

15 de setembro: Estrasburgo / online
Debate do Parlamento Europeu “Juntos por uma Europa melhor”
Antes do debate do estado da União, os principais intervenientes do Parlamento Europeu irão debater as prioridades da União Europeia e reagir às suas perguntas e ideias.
Está previsto um programa em direto com uma duração de duas horas na véspera do debate sobre o estado da União Europeia. Em diversas atividades moderadas, várias figuras proeminentes do Parlamento Europeu irão debater as prioridades da UE e reagir às suas perguntas e ideias. (Programa brevemente disponível)

16 de setembro, 8h00 (hora de Lisboa): Estrasburgo / online
Debate do estado da União Europeia com a Presidente da Comissão Europeia
Na sequência do discurso do estado da União Europeia pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, os deputados ao Parlamento Europeu debatem os principais desafios para o próximo ano, incluindo as consequências do surto de COVID-19, a luta contra as alterações climáticas e a digitalização da sociedade europeia. (Programa brevemente disponível)

16 de setembro, 8h00 (hora de Lisboa): Lisboa / online
Evento na Lusa: debate sobre o estado da União Europeia com Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e com os académicos Susana Peralta e António Goucha Soares.
O Parlamento Europeu em Portugal e a Lusa organizam uma sessão de visualização do debate do Estado da União na Lusa, em Lisboa. Após a visualização do discurso da Presidente da Comissão Europeia e das primeiras reacções dos eurodeputados, Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e os académicos Susana Peralta e António Goucha Soares comentam aquelas intervenções. A conversa é moderada por Luísa Meireles, Diretora de Informação da Lusa. O debate pode ser seguido no Facebook do Parlamento Europeu em Portugal e da Lusa.

Recursos para jornalistas
Todos os eventos têm transmissão online e as imagens estão disponíveis com qualidade de emissão para os jornalistas interessados.
Contacto para jornalistas: raquel.patricio@ep.europa.eu e vera.ramalhete@ep.europa.eu.
Mais informações sobre os nossos eventos: EPlisboa@ep.europa.eu

O que é o estado da União Europeia?
A realização do debate sobre o estado da União Europeia de 2020 (SOTEU) coincide com um momento de incerteza. A União Europeia enfrenta um dos anos mais difíceis desde a sua criação, pois, a pandemia de coronavírus continua a afetar todos os aspetos da sociedade.
É o momento de empreender mudanças radicais, num período de grande turbulência, em que as economias europeias e mundiais foram duramente atingidas pelas restrições impostas devido à COVID-19. O debate sobre o estado da União Europeia é uma ocasião fulcral para demonstrar a responsabilidade da Comissão Europeia perante os representantes democraticamente eleitos da UE. O debate centra-se em temas importantes como a futura recuperação económica, as alterações climáticas, o desemprego dos jovens e os fluxos migratórios. Este evento, que se realiza anualmente, é importante para promover uma União mais transparente e democrática. Constitui uma oportunidade para aproximar a União Europeia dos cidadãos, pondo em destaque os principais pontos de ação e desafios do ano. Os direitos dos cidadãos e o processo democrático estão no cerne deste debate plenário único.

Mais informação:
https://www.europarl.europa.eu/soteu/pt/

Fonte: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal

Leave a Reply