“Estado da União – quais as expectativas?” Debate on-line 10/09 às 10h00

O discurso sobre o estado da União (State of the European Union ou SOTEU), tem lugar todos os anos, desde 2010, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu de setembro. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, faz o balanço das realizações do ano anterior e dará a conhecer as prioridades para o ano seguinte.  Em seguida, realiza-se um debate em plenário, onde os eurodeputados fazem um balanço das medidas tomadas pela Comissão Europeia desde o início do seu mandato, e tecem comentários à forma como a Comissão tenciona fazer face aos desafios mais prementes da União Europeia.

Em antecipação a este debate, os eurodeputados portugueses dos partidos nacionais representados no Parlamento Europeu irão apresentar os seus pontos de vista sobre as realizações e prioridades da União Europeia num webinar que terá lugar no próximo dia 10 de setembro às 10:00 horas. 

Num momento de grande turbulência e de incerteza global que requer respostas radicais aos efeitos sociais políticos e económicos do COVID-19 é importante discutir propostas sobre a futura recuperação económica, as alterações climáticas, o desemprego dos jovens, os fluxos migratórios e o processo democrático.  O debate do estado da União e esta discussão que o antecede constituem uma oportunidade para aproximar a União dos cidadãos, para se informar sobre o futuro da UE e os deputados que elegeu para o Parlamento Europeu e para promover uma União mais transparente e democrática.

Convidamo-lo a seguir este debate e a participar também com perguntas e opiniões que poderá propor para discussão através do correio eletrónico EPlisboa@europarl.europa.eu e diretamente em linha durante esta discussão a 10 setembro. O evento será também transmitido no Facebook do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, disponível aqui.

Fonte: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal

Sandra Geada

Deixe uma resposta