15AH, San Francisco

California, United States.

Send Your Mail At:

info@elitesupport.com

Working Hours

Mon-Sat: 9.30am To 7.00pm

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Oleg Sentsov vence Prémio Sakharov do Parlamento Europeu 2018

O realizador ucraniano Oleg Sentsov é o vencedor deste ano do Prémio Sakharov do Parlamanto Europeu (PE) para a Liberdade de Pensamento.

Oleg Sentsov, cineasta ucraniano, condenado a 20 anos de prisão por “planear atos terroristas” contra a regra “de facto” russa na Crimeia, foi o escolhido, a 25 de outubro, de uma lista de três finalistas pelos líderes dos grupos políticos do PE.

“Com a sua coragem e determinação, colocando sua vida em perigo, Oleg Sentsov tornou-se um símbolo da luta pela libertação dos prisioneiros políticos mantidos na Rússia e em todo o mundo. Ao atribuir-lhe o Prémio Sakharov, o PE manifesta a sua solidariedade. Pedimos que seja libertado imediatamente. A sua luta relembra-nos que é nosso dever defender os direitos humanos em todos os lugares do mundo e em todas as circunstâncias”, disse o Presidente do PE, Antonio Tajani, ao anunciar o laureado deste ano.

A cerimónia da entrega do prémio será a 12 de dezembro, em Estrasburgo. Os outros dois finalistas – 11 organizações não-governamentais que salvam vidas de migrantes no Mar Mediterrâneo e Nasser Zefzafi, líder do movimento de protesto Hirak, em Marrocos – serão também convidados.

Sobre o Prémio Sakharov

O “Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento”, atribuído pelo Parlamento Europeu, anualmente, desde 1988, distingue personalidades ou organizações que se destacam na defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. Em 2018, o Prémio assinala o seu 30º aniversário.

Na edição do ano passado, o Prémio foi atribuído à Oposição Democrática na Venezuela. Este ano, dois anteriores vencedores do Prémio Sakharov, Denis Mukwege e Nadia Murad, foram distinguidos com o Prémio Nobel da Paz.

Mais informação

 Prémio Sakharov 2018

Material multimédia

Sandra Geada

Deixe uma resposta