Presidente do Parlamento Europeu: A Europa mostra que está unida e pronta para agir

Declaração do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, no seguimento da reunião por videoconferência entre os líderes europeus sobre as medidas para dar resposta ao COVID-19:
A Europa está a corrigir o egoísmo e a falta de coordenação entre os governos nacionais face à crise do COVID-19. Hoje, na reunião extraordinária do Conselho Europeu, os chefes de Estado e de Governo da UE deram luz verde às propostas da Comissão, também sugeridas pelo Parlamento Europeu, para enfrentar a propagação do vírus e ajudar os países afetados.

Estamos, finalmente, a mostrar um verdadeiro sentido de responsabilidade: vias verdes para a passagem de equipamentos médicos, defendendo a livre circulação de mercadorias na UE, e as primeiras medidas de apoio económico às famílias e às empresas.

Uma Europa unida, disposta a e pronta para agir, está finalmente no terreno para enfrentar este dramático desafio. Somos uma família europeia – ninguém será deixado sozinho e ninguém terá de atuar sozinho. O Parlamento Europeu está pronto a fazer a sua parte para proteger a vida e a subsistência de todo o nosso povo. Não vamos desistir de viver como europeus”.

 

Para saber mais
Vídeo da declaração do presidente do Parlamento Europeu
O que pode fazer a UE para aliviar o impacto da crise do coronavírus? (Serviço de Estudos do PE)

Fonte: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal – Comunicado de Imprensa de 17.03.2020

Sandra Geada

Deixe uma resposta