Ursula von der Leyen profere o discurso anual sobre o Estado da União Europeia (SOTEU)

No dia 15 de setembro de 2021, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, proferirá o discurso anual sobre o Estado da União Europeia (SOTEU) perante o Parlamento Europeu, ocasião em que apresentará aos eurodeputados e aos cidadãos a sua visão da atual situação da União Europeia e do mundo e as suas propostas para o ano que se segue.

O discurso terá lugar na quarta-feira, 15 de setembro de 2021, às 8h00 (hora de Portugal continental), na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo (dependendo da situação epidemiológica). Este será o seu segundo discurso como Presidente da Comissão Europeia e será seguido de um debate em plenária com membros do Parlamento Europeu.

O discurso e o debate em plenária serão transmitidos em direto no canal EbS– Europe by Satellite, o serviço europeu de radiodifusão – e qualquer meio de comunicação social pode pedir para usar o sinal para retransmissão, assim como usar as gravações em bruto de forma gratuita. Conheça todos os serviços da EBS aqui. A transmissão na EBS terá início cerca de 20-25 minutos antes do discurso, concentrando-se na Presidente durante o seu discurso e nas reações dos líderes dos grupos políticos durante o debate que avaliarão o trabalho da Comissão Europeia e realizarão a exposição das suas opiniões sobre os planos futuros da Comissão.

O primeiro SOTEU da Presidente Ursula von der Leyen aconteceu a 16 de setembro de 2020. Pode encontrar o discurso completo em texto e em vídeo e outros recursos relacionados na página dedicada ao SOTEU 2020.

A Comissão Europeia irá lançar uma página web dedicada ao discurso deste ano – ec.europa.eu/SOTEU2021 – no início de setembro contendo materiais de contexto e recursos audiovisuais e de imprensa, bem como ligações para os canais das redes sociais. Esta página web estará disponível em todas as línguas da UE.

Sandra Geada