Ainda sob o mote do Dia Europeu das Línguas, o EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo participa nas comemorações das Jornadas Europeias do Património 2021, organizadas pelo Município da Lourinhã, através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).
A iniciativa decorrerá a 1 e 2 de Outubro sob o tema Na Lourinhã cabe o mundo/Pessoas são Património.
Dirigida à comunidade em geral e em particular a alunos, professores, agrupamentos de escolas, turmas de Português para Estrangeiros da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado e a toda a comunidade estrangeira, residente, a iniciativa pretende dar a conhecer, valorizar e melhor acolher, a diversidade existente no concelho da Lourinhã, território escolhido por cidadãos estrangeiros de 62 países/nacionalidades para viver, trabalhar e estudar.
Para o efeito, será colocada uma tenda entre o pórtico e a árvore das geminações, junto ao edifício sede da autarquia, com informações e atividades dinamizadas por técnicos do CALII e do EUROPE DIRECT, nomeadamente, materiais de informação e sensibilização para a diversidade linguística da Europa; materiais sobre a União Europeia, seus cidadãos, mitos e contos; curiosidades sobre várias línguas e países do mundo; informação estatística produzida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras(SEF) e pelo CLAIM Lourinhã; jogos lúdico-pedagógicos e desafios ‘Speak Dating’; conhecer as bandeiras, as letras originais e a tradução e ouvir os hinos de todos os países do mundo; um Mapa-Mundo para os visitantes assinalarem os países onde viveram.
A iniciativa vai ainda promover a campanha Livros do Mundo solicitando aos cidadãos da Lourinhã, nativos e estrangeiros, a doação de livros em línguas estrangeiras, contribuindo para aumentar e diversificar a ‘Estante de Livros do Mundo’ da Biblioteca Municipal.
As Jornadas Europeias do Património decorrem até 3 de Outubro com 900 atividades presenciais e ‘online’ previstas em 150 concelhos do país, na maioria gratuitas, sob o signo dos valores da diversidade e da inclusão. O programa pode ser consultado em http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2021/digital/.
O tema deste ano visa destacar a “capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve”, destaca a DGPC, acrescentando que pretende garantir que, este ano e para o futuro as iniciativas e o património possam “incluir todos na sua diversidade”. |