A Bandeira Europeia
As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade. Assim, a bandeira mantém-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE.
O Hino Europeu
No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a “Ode à Alegria”. O poema exprime a visão idealista em que a humanidade se une pela fraternidade.
O Dia da Europa
Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa). O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.
O Lema da União Europeia
Este lema significa que na UE os europeus estão unidos, trabalhando em conjunto pela paz e pela prosperidade, e que o facto de existirem diferentes culturas, tradições e línguas na Europa é algo de positivo para o continente.
O EURO
A designação «euro» foi escolhida em 1995 numa Cimeira Europeia em Madrid.
O símbolo do euro «€» é inspirado na letra grega, épsilon (Є) e na primeira letra da palavra «Europa». As duas linhas paralelas no meio representam a estabilidade.
O código ISO do euro é EUR e deve ser usado para indicar montantes em euros sem utilizar o símbolo.
Línguas da UE
Cada Estado-Membro, quando adere à União, decide a língua ou línguas que pretende declarar como línguas oficiais da UE.
Para a UE as línguas são um elemento fundamental na promoção da mobilidade dos cidadãos, dado que os cidadãos que falam várias línguas estão mais bem preparados para tirar partido das oportunidades educativas e laborais disponíveis numa Europa integrada.
Línguas oficiais: Alemão, Búlgaro, Castelhano, Checo, Croata, Dinamarquês, Eslovaco, Esloveno, Estoniano, Finlandês, Francês, Grego, Húngaro, Inglês, Irlandês, Italiano, Letão, Lituano, Maltês, Neerlandês, Polaco, Português, Romeno, Sueco.