e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

2018 – Ano Europeu do Património Cultural

Património: onde o passado encontra o futuro

Por iniciativa da União Europeia celebramos em 2018, pela primeira vez, o Ano Europeu do Património Cultural. Enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade e do diálogo interculturais e da coesão social, tem como objectivo chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa e nas suas relações externas, e motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

É uma oportunidade para a realização de iniciativas envolvendo as comunidades, os cidadãos, as organizações, as entidades públicas e privadas, contribuindo para uma maior visibilidade da cultura e do património e para o reconhecimento da sua importância e do seu caráter transversal em todos os setores da sociedade.

O património cultural rodeia-nos permanentemente: nas nossas cidades, nas nossas vilas e aldeias, nas nossas ruas, nas paisagens, nos monumentos, museus, palácios e sítios arqueológicos… mas não se resume aí. O património cultural está na literatura, na arte, nos objectos, nos ofícios tradicionais, na música, no teatro, no cinema, na gastronomia, nos ambientes e no espírito dos lugares…O mundo digital permite-nos novos olhares sobre tudo isto, liga-nos a outras culturas e a outras mentalidades. Neste AEPC 2018 pretendemos conhecer ainda melhor a diversidade e a riqueza dos nossos valores e ultrapassar fronteiras.

Convidamos todas as entidades e organizações, públicas e privadas, municípios, investigadores, escolas, comunidades, universidades, associações, ONGs, a associarem-se ao AEPC 2018, com projetos e actividades que, enquadradas nos objectivos do Ano Europeu, promovam o conhecimento, a reflexão e o debate sobre a atualidade e o futuro do património, a sua importância vital para as pessoas e para as comunidades e o seu papel num desenvolvimento social e económico equilibrado, contribuindo para um futuro melhor para todos.

Saber mais 

Leave a Reply