e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Oleg Sentsov vence Prémio Sakharov do Parlamento Europeu 2018

O realizador ucraniano Oleg Sentsov é o vencedor deste ano do Prémio Sakharov do Parlamanto Europeu (PE) para a Liberdade de Pensamento.

Oleg Sentsov, cineasta ucraniano, condenado a 20 anos de prisão por “planear atos terroristas” contra a regra “de facto” russa na Crimeia, foi o escolhido, a 25 de outubro, de uma lista de três finalistas pelos líderes dos grupos políticos do PE.

“Com a sua coragem e determinação, colocando sua vida em perigo, Oleg Sentsov tornou-se um símbolo da luta pela libertação dos prisioneiros políticos mantidos na Rússia e em todo o mundo. Ao atribuir-lhe o Prémio Sakharov, o PE manifesta a sua solidariedade. Pedimos que seja libertado imediatamente. A sua luta relembra-nos que é nosso dever defender os direitos humanos em todos os lugares do mundo e em todas as circunstâncias”, disse o Presidente do PE, Antonio Tajani, ao anunciar o laureado deste ano.

A cerimónia da entrega do prémio será a 12 de dezembro, em Estrasburgo. Os outros dois finalistas – 11 organizações não-governamentais que salvam vidas de migrantes no Mar Mediterrâneo e Nasser Zefzafi, líder do movimento de protesto Hirak, em Marrocos – serão também convidados.

Sobre o Prémio Sakharov

O “Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento”, atribuído pelo Parlamento Europeu, anualmente, desde 1988, distingue personalidades ou organizações que se destacam na defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. Em 2018, o Prémio assinala o seu 30º aniversário.

Na edição do ano passado, o Prémio foi atribuído à Oposição Democrática na Venezuela. Este ano, dois anteriores vencedores do Prémio Sakharov, Denis Mukwege e Nadia Murad, foram distinguidos com o Prémio Nobel da Paz.

Mais informação

 Prémio Sakharov 2018

Material multimédia

Leave a Reply