e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Coronavírus: ativado Mecanismo de Proteção Civil da UE para repatriar cidadãos da UE

Lisboa, 28 de janeiro de 2020.
Com a intensificação do surto do novo coronavírus, o Mecanismo de Proteção Civil da UE foi ativado na sequência de um pedido de assistência da França para prestar apoio consular a cidadãos da UE em Wuhan, na China.

Janez Lenarčič, comissário da Gestão de Crises, afirmou: «A UE não esquece os seus cidadãos em situação de perigo, onde quer que se encontrem no mundo. Serão mobilizados dois aviões através do Mecanismo de Proteção Civil da UE para repatriar cidadãos da UE da zona de Wuhan para a Europa. O nosso Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE está a funcionar em permanência e em contacto com os Estados-Membros, as delegações da UE na região e a embaixada chinesa em Bruxelas. Se tal for solicitado, poderá ser mobilizado mais apoio da UE.»

Stella Kyriakides, comissária da Saúde e Segurança dos Alimentos, declarou: «Estamos prontos para apoiar os Estados-Membros e assegurar uma resposta forte e coordenada da UE à evolução da situação do coronavírus, fora e dentro da União. Continuaremos a acompanhar de perto a situação com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e a manter um estreito contacto com os Estados-Membros.»

A UE cofinanciará os custos dos aviões. O primeiro deverá partir de França amanhã de manhã e o outro partirá até ao final desta semana. Os cidadãos da UE presentes na região e que desejem ser repatriados ainda o podem solicitar, independentemente da sua nacionalidade.

Os números iniciais indicam que cerca de 250 cidadãos franceses serão transportados no primeiro avião e mais de 100 cidadãos de outros países da UE viajarão no segundo avião. Trata-se de um primeiro pedido de assistência e outros podem seguir-se nos próximos dias.

Nesta fase, só os cidadãos saudáveis ou assintomáticos serão autorizados a viajar. O Centro de Resposta de Emergência da UE está em contacto permanente com os governos dos Estados-Membros, a fim de coordenar as chegadas e os eventuais períodos de quarentena subsequentes.

A Comissão Europeia está em contacto regular com os Estados-Membros, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e a Organização Mundial da Saúde sobre todos os aspetos do surto de coronavírus.

Antecedentes

O Mecanismo de Proteção Civil da União reforça a cooperação entre os Estados-Membros/Estados participantes no domínio da proteção civil, a fim de melhorar a prevenção, a prontidão e a resposta a catástrofes. Através do mecanismo, a Comissão Europeia desempenha um papel fundamental na coordenação da resposta a catástrofes dentro e fora da Europa.

Quando a escala de uma emergência excede as capacidades de resposta de um país, este pode solicitar assistência através do mecanismo. Uma vez ativado, o mecanismo coordena a assistência disponibilizada pelos seus Estados-Membros/Estados participantes através de ofertas espontâneas. Além disso, a UE criou a Reserva Europeia de Proteção Civil para dispor de um número crítico de capacidades de proteção civil imediatamente disponíveis, que permitam uma resposta coletiva mais forte e coerente.

Atualmente, todos os Estados-Membros da UE participam no mecanismo, assim como a Islândia, a Noruega, a Sérvia, a Macedónia do Norte, o Montenegro e a Turquia. Desde a sua criação em 2001, o Mecanismo de Proteção Civil da UE respondeu a mais de 300 pedidos de assistência dentro e fora da UE.

Para mais informações

Mecanismo de Proteção Civil da UE

ip_20_142

Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal

Leave a Reply