e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

COVID-19: Comissão Europeia lança uma equipa oficial e um portal online dedicado

A Comissão Europeia encontra-se a trabalhar continuamente para apoiar os Estados-Membros no combate à propagação do COVID-19 e para proteger a saúde dos nossos cidadãos.
Ontem, foi lançada uma página online  dedicada ao COVID-19. Através deste portal, é possível obter informações sobre as atividades-chave da Comissão Europeia no combate ao vírus.

Também hoje, foi ativada a equipa oficial de resposta ao vírus composta por 5 comissários: Janez Lenarčič, responsável pela gestão de crises, Stella Kyriakides, responsável por questões de saúde, Ylva Johansson, responsável por questões relacionadas com as fronteiras, Adina Vălean, responsável por mobilidade, e Paolo Gentiloni, no âmbito dos contextos macroeconómicos. O trabalho desta equipa assentará em 3 pilares: 1) a área médica – medidas de contenção e previsão do surto; 2) a mobilidade – transporte, viagens e questões relacionadas com o espaço Schengen; e 3) economia –  análise de setores empresariais bem como cadeias de valor e impacto na macroeconomia.

Neste âmbito, decorreu, ontem, uma conferência de imprensa com a Presidente von der Leyen e os Comissários Lenarčič, Kyriakides, Johansson, Vălean and Gentiloni. As principais declarações da Presidente estão disponíveis aqui. A conferência de imprensa em vídeo está no EbS.

Adicionalmente, a Comissão lançou um processo acelerado de aquisição conjunta de equipamentos de proteção individual com 20 Estados-Membros. Tal facilitará o acesso necessário e equitativo aos equipamentos de proteção individual. A assinatura do contrato deve ser finalizada o mais cedo possível em abril.

Mais informações podem ser consultadas no comunicado de imprensa

Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal

Leave a Reply