e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

A democracia não pode ser suspensa devido à COVID-19, diz presidente do Parlamento Europeu

No início da sessão plenária que hoje decorre em Bruxelas para aprovar medidas europeias urgentes de combate ao coronavírus, o presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, disse:
“É um momento difícil e delicado para a Europa e para os nossos cidadãos. Espero que todos vós, as vossas famílias e os vossos entes queridos estejam de boa saúde.

Estamos a viver uma situação extraordinária e inesperada. Tivemos, por isso, de tomar decisões sem precedentes nas últimas semanas, tentando antecipar a rápida evolução das circunstâncias para proteger a saúde dos funcionários e dos eurodeputados, garantindo ao mesmo tempo que o trabalho democrático da instituição possa continuar.

Tivemos que abrandar, é claro. Mas não paramos, porque a democracia não pode ser suspensa a meio de uma crise tão dramática. É nosso dever, nestes tempos difíceis, estar ao serviço dos nossos cidadãos que tanto sofrem, agir como um guia, dar esperança neste momento sombrio e nos que virão. Como legisladores, temos os meios, a possibilidade e o dever de ajudar.

Hoje estamos presentes e unidos, ainda que remotamente, através deste formato invulgar e excecional. Estamos, no entanto, determinados a dar a nossa contribuição na luta contra esta pandemia, garantindo que o trabalho democrático deste Parlamento possa continuar. Só assim podemos servir as pessoas, as nossas comunidades, os nossos países e os trabalhadores de saúde que se sacrificam nas enfermarias dos hospitais em toda a Europa.

Há uns dias, este horrível vírus atingiu-nos de perto, tirando a vida a um jovem que trabalhou aqui connosco no Parlamento Europeu. Enviamos as nossas mais profundas condolências à família do Giancarlo, assim como às famílias de todas as pessoas que perderam as suas vidas por causa da COVID-19.

Finalmente, quero prestar homenagem a todas as pessoas que lutam diariamente, com coragem e com determinação, contra este vírus, em primeiro lugar às que estão doentes, aos profissionais de saúde que trabalham incansavelmente em toda a Europa e também aos cidadãos, que com o seu comportamento responsável e disciplinado serão decisivos para erradicar esta pandemia.

Precisamos da vossa colaboração, e mesmo de um pouco de paciência, para garantir que esta sessão plenária extraordinária e atípica possa ser realizada pacificamente, porque as decisões que tomarmos hoje ajudarão a apoiar aqueles que mais precisam e os que estão na linha da frente para enfrentar esta emergência”.

O vídeo com a declaração do presidente do PE está disponível aqui

Fonte: Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal

Leave a Reply