e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Declaração conjunta da presidente von der Leyen e do presidente Michel após videoconferência do G20

Hoje, quinta-feira, 26 de março de 2020, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, participaram na videoconferência extraordinária do G20, convocada pela Arábia Saudita que ocupa atualmente a Presidência do G20.
Tendo como pano de fundo o facto de a Europa estar atualmente no epicentro da crise mundial da COVID-19, os dois presidentes agradeceram a todos os líderes do G20 a solidariedade demonstrada à União Europeia e aos seus Estados-Membros mais afetados pela crise.

Sublinharam igualmente que a União Europeia está empenhada na cooperação internacional para combater esta pandemia e continuará a ajudar os países e comunidades vulneráveis em todo o mundo, especialmente em África.

Os presidentes da Comissão e do Conselho salientaram que os acontecimentos sem precedentes exigem medidas sem precedentes e que é necessária uma ação global rápida, maciça e coordenada no plano da saúde e da economia para salvar vidas e evitar uma nova crise económica.

O G20 desempenha um papel fundamental para assegurar essa coordenação global.

Os presidentes insistiram em que os países do G20 deveriam coordenar as suas políticas macroeconómicas, mobilizando todos os instrumentos disponíveis, para atenuar a recessão económica, apoiar os trabalhadores e as empresas mais afetadas.

A presidente von der Leyen e o presidente Michel salientaram também que, para limitar o impacto económico nas nossas economias, e para manter a nossa capacidade de fabricar e fornecer o equipamento médico e de proteção necessário, é imperativo manter os fluxos comerciais e as cadeias de abastecimento abertos.

A UE apelou aos membros do G20 para que prestem assistência mútua no repatriamento de cidadãos retidos no estrangeiro que pretendam regressar a casa.

A União Europeia agradeceu à Presidência do G20 por se empenhar na coordenação global para reforçar a nossa preparação coletiva para a pandemia e congratulou-se com o facto de o G20 ter solicitado à OMS, em estreita colaboração com as organizações pertinentes, a apresentação rápida de uma iniciativa global sobre a preparação e resposta para uma pandemia. Neste contexto, a Europa está pronta a organizar um evento internacional em linha para a assunção de compromissos, a fim de assegurar um financiamento adequado para o desenvolvimento e a disseminação de uma vacina contra a COVID-19.

Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal

Leave a Reply