e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Dia da Europa celebra-se ONLINE

Este ano, celebramos o Dia da Europa, 9 de maio, num contexto que comprova, mais do que nunca, a importância da solidariedade, da ação conjunta e de uma União que protege os seus cidadãos.

Os 70 anos da declaração que deu origem à União Europeia celebram-se, em todos os Estados-membros, com um conjunto de eventos online, como visitas a museus, filmes, programas de rádio, concursos e várias conversas e debates.

Em Portugal, os Centros de Informação da Rede Europe Direct, a Representação da Comissão Europeia e o Gabinete do Parlamento Europeu, em Portugal, prestam especial homenagem à Cultura e aos Valores Europeus, e a todas as pessoas que diariamente atuam na linha da frente para combater a pandemia.

O Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo agradece a todos os parceiros que têm colaboram presencialmente desde 2013 e, que neste tempos diferentes que vivemos, continuam a colaborar à distância.

Fique atento às redes sociais e ao canal de youtube do Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo:

@https://www.facebook.com/europedirect.olt

@https://twitter.com/EDIC_OLT

@https://www.instagram.com/edic_olt

@https://www.youtube.com/channel/UCfvOyTbbs0 EXPgqwwTJLQ/videos

O que é o Dia da Europa?

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu.

Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço.

Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Robert Schuman.

Foto: Serviço Audiovisual da Comissão Europeia

Leave a Reply