e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

#AEuropaaos70

Fundos europeus, ecologia, valores, e quando o impensável acontece: uma conversa entre a Comissária Elisa Ferreira e Henrique Raposo no novo podcast da Comissão Europeia em Portugal.

“A Europa aos 70” (#AEuropaaos70) é o novo podcast da Representação da Comissão Europeia em Portugal que estreou quinta-feira, 6 de agosto, para pensar a União Europeia pós-covid, dos 70 anos da Declaração Schuman ao #NextGenerationEU.

Em 10 episódios, Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, modera conversas sobre o projeto europeu tocando em temas tão diversos como: da coesão à economia, do ambiente à saúde, da cultura à ciência.

O primeiro dos 10 episódios conta com uma animada conversa entre Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, e Henrique Raposo, escritor e comentador, e está disponível desde 6 de agosto, nas contas da Representação da Comissão Europeia em Portugal (FacebookTwitterInstagram & Youtube ) e nas plataformas de podcast.

O tema deste episódio é Coesão e a União Europeia, mas a conversa vai mais além, sendo a questão dos valores europeus central: “O que os últimos anos nos ensinaram é que o impensável acontece”, diz Henrique Raposo, acrescentando que “o maior perigo é dar por adquirido, é assumir que a paz na Europa é natural”.

A perceção pública sobre a fraude contra o orçamento comunitário, que supera largamente a realidade, é também debatida. “Fizemos uma análise de fraudes efetivas em fundos estruturais, e a fraude, no período 2014-2020, atingiu 0,47% do dinheiro gerido”, refere Elisa Ferreira durante esta conversa. Um valor que, sublinha a Comissária, não corresponde minimamente à ideia de fraude generalizada nos fundos estruturais europeus que, por vezes, parece predominar, acrescentando que não podemos “perder a noção do que estamos a fazer”.

Elisa Ferreira acrescenta que “o projeto europeu não é um projeto económico, é um projeto político e de valores” e alerta para o risco de discursos maioritariamente dominados por “assuntos económicos maltratados”: “fazer uma união monetária e fazer um mercado interno é algo que é mais sofisticado e mais complicado do que aquilo que são as mensagens muito simplistas que, durante a crise de 2008, imperaram na Europa”. Henrique Raposo alerta, por seu lado, que para o perigo de cair “em caricaturas que fazem lembrar as do tempo da troika e estamos a deixar criar um monstro a Leste”.

O episódio aborda ainda questões relacionadas com as alterações climáticas, com a Comissária Elisa Ferreira a pedir que “tentemos encontrar oportunidades dentro da crise e a partir daí renascer com outras bases” e Henrique Raposo a deixar o alerta para se “ter cuidado para não permitir que a ecologia” fortaleça o nacionalismo.

O episódio completo do podcast está disponível no Youtube(link is external) e nas plataformas listadas em https://ec.europa.eu/portugal/a-Europa-aos-70_pt

O segundo episódio que sai amanhã, dia 13 de agosto, é uma conversa sobre Saúde moderada por Sofia Colares Alves entre André Peralta-Santos e Pedro Pita Barros.

Foto e Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal

Leave a Reply