e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Alemanha

Alemanha

Capital: Berlim

Língua oficial da UE: alemão

Adesão à UE: 1 de janeiro de 1958

Moeda: Euro. Membro da zona euro desde 1 de janeiro de 1999

Espaço Schengen: Membro do Espaço Schengen desde 26 de março de 1995

Dados importantesSuperfície (357 376km2) – População (83 237 124) – Produto interno bruto (PIB) per capita em padrão de poder de compra (PPC) (119)

Sistema Político: República Parlamentar Federal com Chefe de Governo. O país é composto por 16 Estados com constituição própria e autonomia no que diz respeito a autonomia interna.

Comercio e Economia: em 2020, os principais setores da economia alemã foram a indústria transformadora, a administração pública, a defesa, a educação, a saúde e os serviços sociais, e o comércio grossista e retalhista, os transportes, os serviços de alojamento e restauração. 53% das exportações destinam-se a países da EU e 64% das importações provêm de países pertencentes à UE.

Parlamento Europeu / Conselho da UE:  A Alemanha tem 96 deputados no Parlamento Europeu e os representantes do Governo Alemão participam regularmente no Conselho, em função da matéria tratada.

Presidência do Conselho da União Europeia: Os seus trabalhos são presididos pelo país que assume rotativamente, por períodos de seis meses, a Presidência do Conselho. A Alemanha presidiu 12 vezes ao Conselho entre 1958 e 2020.

Comissão Europeia: a Presidente da Comissão Europeia é Úrsula Von Der Leyen, alemã.

Comité Económico e Social Europeu/ Comité das Regiões Europeu: o Comité Económico e Social enquadra 24 membros alemães e o Comité das Regiões 23 membros alemães.

Representação Permanente junto da União Europeia: A Alemanha também comunica com as instituições europeias através da sua representação permanente em Bruxelas.

Mais informação aqui e aqui