e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Bulgária

Bulgária

Capital: Sófia

Língua oficial da UE: búlgaro

Adesão à UE: 1 de janeiro de 2007

Moeda: Lev búlgaro (BGN). A Bulgária comprometeu-se a adotar o euro assim que preencha as condições necessárias para o fazer.

Espaço Schengen: A Bulgária está atualmente em processo de adesão ao Espaço Schengen.

Números importantes: Superfície  (110 370km2) – População (6 838 937) – Produto Interno Bruto (PIB) per capita em padrão de poder de compra (PPC) (55)

Sistema Político: A Bulgária é uma República Parlamentar. O Chefe de Governo, o Primeiro-Ministro, ocupa o cargo mais importante do Poder Executivo. O Chefe de Estado, o Presidente, exerce sobretudo funções representativas, com alguns poderes de veto limitados. A Bulgária é um Estado unitário dotado de uma estrutura centralizada, dividido em 28 províncias, uma das quais é a província metropolitana da Capital (Sofia-Grad). Os Governadores Regionais são nomeados pelo Governo.

Comércio e Economia: Em 2020, os principais setores da economia búlgara foram o comércio grossista e retalhista e os serviços de transportes, alojamento e restauração (21,4 %), a indústria (20,4 %) e a administração pública, a defesa, a educação, a saúde e os serviços sociais (16,7 %). 66% das exportações e 61% das importações destinam-se/provêm de países da UE.

Parlamento Europeu / Conselho da União Europeia: a Bulgária tem 17 deputados no Parlamento. Os ministros dos países da UE reúnem-se regularmente no âmbito do Conselho da UE para adotar legislação europeia e coordenar políticas. Os representantes do Governo Búlgaro participam regularmente nas reuniões do Conselho, em função da matéria tratada.

Presidência do Conselho da União Europeia: Os seus trabalhos são presididos pelo país que assume rotativamente, por períodos de seis meses, a presidência do Conselho. A Bulgária apenas presidiu 1 vez, de janeiro a junho de 2018.

Comissão Europeia: o membro da Comissão Europeia designado pela Bulgária é Mariya Gabriel, Comissária da Economia e Sociedade digitais.

Comité Económico e Social Europeu / Comité das Regiões Europeu: a Bulgária tem 12 membros em cada comité.

Representação Permanente junto da UE: A Bulgária também comunica com as instituições europeias através da sua representação permanente em Bruxelas. Enquanto «embaixada da Bulgária na UE», a principal tarefa da representação permanente é assegurar a defesa dos interesses e a prossecução das políticas do país a nível da UE, de forma tão eficaz quanto possível.

Mais informação aqui e aqui