e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Chipre

Chipre

Capital: Nicósia

Língua oficial da UE: grego

Adesão à UE: 1 de maio de 2004

Moeda: Euro. Membro da zona euro desde 1 de janeiro de 2008

Espaço Schengen: Chipre está atualmente em processo de adesão ao Espaço Schengen

Dados importantesSuperfície (9 251km2) – População (905 705) – Produto Interno Bruto (PIB) per capita em padrão de poder de compra  (PPC) (88)

Sistema Político: o Chipre tem um Regime Presidencialista. O presidente da República é, simultaneamente, Chefe de Estado e Chefe de Governo. Embora Chipre tenha aderido à UE estando a ilha dividida de facto, a totalidade da mesma é território da UE. Os Cipriotas Turcos que possuem, ou têm direito a possuir, documentos de viagem da UE são cidadãos europeus. A aplicação da legislação europeia está suspensa nas zonas sobre as quais o Governo da República de Chipre (Governo da República) não exerce um controlo efetivo. Chipre tem duas línguas oficiais: o grego e o turco. Só o grego é uma língua oficial da UE.

Economia e comércio: Em 2020, os setores mais importantes da economia cipriota foram o comércio grossista e retalhista, os transportes, os serviços de alojamento e restauração (21,4 %), a administração pública, a defesa, a educação, a saúde e os serviços sociais (20,8 %), e as atividades das profissões liberais, científicas e técnicas; assim como os serviços administrativos e de apoio (11,3 %). 34% das exportações e 59% das importações destinam-se/ provêm da países-membros da União Europeia.

Parlamento Europeu/ Conselho da UE: o Chipre tem 6 deputados no Parlamento Europeu. Os ministros dos países da UE reúnem-se regularmente no âmbito do Conselho da UE para adotar legislação europeia e coordenar políticas. Os representantes do Governo Cipriota participam regularmente nas reuniões do Conselho, em função da matéria tratada.

Presidência do Conselho da União Europeia: Os seus trabalhos são presididos pelo país que assume rotativamente, por períodos de seis meses, a Presidência do Conselho. O Chipre apenas presidiu uma vez, de julho a dezembro de 2012.

Comissão Europeia: O membro da Comissão Europeia nomeado por Chipre é Stella Kyriakides, que é Comissária da Saúde e Segurança dos Alimentos.

Comité Económico e Social Europeu/ Comité das Regiões Europeu: o Chipre tem 5 membros em cada comité.

Representação Permanente junto da União Europeia: Chipre também comunica com as instituições europeias através da sua representação permanente em Bruxelas. Enquanto «embaixada do Chipre na UE», a sua principal tarefa é assegurar a defesa dos interesses e a prossecução das políticas do país a nível da UE, de forma tão eficaz quanto possível.

Mais informação aqui e aqui