e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

Croácia

Croácia

Capital: Zagrebe

Língua oficial da UE: croata

Adesão à UE: 1 de julho de 2013

Moeda: Kuna Croata (HRK) A Croácia comprometeu-se a adotar o euro assim que preencha as condições necessárias para o fazer.

Espaço Schengen: A Croácia não é membro do Espaço Schengen

Dados importantes: Superfície (56 594km2) – População (3 879 074) – Produto Interno Bruto (PIB) per capita em padrão de poder de compra (PPC) (70)

Sistema Político: A Croácia é uma República Parlamentar, na qual o Chefe de Governo – o Primeiro-Ministro – e o Chefe de Estado – o Presidente – exercem o poder executivo e representam o Estado no país e no estrangeiro. A estrutura governativa é baseada na separação dos poderes legislativo, executivo e judicial. O Parlamento exerce o poder legislativo e controla igualmente o Governo. Os seus membros são eleitos por um mandato de quatro anos.

Economia e comércio: Em 2020, os principais setores da economia croata foram o comércio grossista e retalhista e os serviços de transportes, alojamento e restauração (20,1 %), a indústria (19,2 %) e a administração pública, a defesa, a educação, a saúde e os serviços sociais (18,1 %). 67% das exportações e 77% das importações destinam-se/provêm da União Europeia.

Parlamento Europeu/ Conselho UE: a Croácia tem 12 deputados no Parlamento. Os ministros dos países da UE reúnem-se regularmente no âmbito do Conselho da UE para adotar legislação europeia e coordenar políticas. Os representantes do Governo Croata participam regularmente nas reuniões do Conselho, em função da matéria tratada.

Presidência do Conselho da União Europeia: Os seus trabalhos são presididos pelo país que assume rotativamente, por períodos de seis meses, a Presidência do Conselho. A Croácia so presidiu uma vez, de janeiro a junho de 2020.

Comissão Europeia: O membro da Comissão Europeia nomeado pela Croácia é Dubravka Šuica, que é Vice-Presidente com a pasta da Demografia e Democracia.

Comité Económico Europeu/ Comité das Regiões Europeu: a Croácia tem 9 membros em cada comité.

Representação Permanente junto da União Europeia: A Croácia também comunica com as instituições europeias através da sua representação permanente em Bruxelas. Enquanto «embaixada da Croácia na UE», a sua principal tarefa é assegurar a defesa dos interesses e a prossecução das políticas do país a nível da UE, de forma tão eficaz quanto possível.

Mais informação aqui e aqui