O Agrupamento de Escolas Fernão do Pó no Bombarral recebe, de 02 a 24 de fevereiro, a exposição bibliográfica multilingue itinerante dedicada à epopeia espanhola Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes.
A edição deste ano da série As línguas tornam-nos mais fortes é composta por 36 livros em 30 línguas europeias diferentes.
As exposições bibliográficas multilingues itinerantes são uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu, em parceria com a Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia.
Depois de ter estado patente na Casa Europa, a exposição inicia agora uma itinerância por diversos locais do país, em parceria com os Centros EUROPE DIRECT’s começando pelo território do EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.
As exposições itinerantes multilingues são um projeto comum das Antenas da Direção-Geral da Tradução em todos os Estados-Membros da União Europeia.
Anualmente, desde 2014, é escolhida uma obra infanto-juvenil com relevância a nível de toda a Europa.
Cada Antena contribui com a respetiva versão linguística.
A exposição multilingue assim constituída fica pronta a circular por toda a Europa, a pedido, nas Representações da Comissão Europeia, nos centros EUROPE DIRECT, assim como em organismos e instituições oficiais.
Na Casa Europa, esta iniciativa decorre no âmbito dos objetivos do Dia Europeu das Línguas (#EDLangs), 26 de setembro – sensibilizar todos os europeus e, em especial, os mais jovens para a importância da diversidade linguística e promover a aprendizagem de línguas – e os da prioridade Promoção do nosso modo de vida Europeu – apoiar políticas de educação e formação na Europa ao nível do ensino e da formação profissional, da política escolar, do ensino superior, da educação de adultos e da cooperação internacional nos domínios da educação e formação.
No contexto do Plano de Recuperação e Resiliência em Portugal, o pilar Políticas para a próxima geração, crianças e jovens, incluindo a educação e as competências é um dos seis pilares relevantes da estratégia europeia 2030.