e-mail

info@europedirectolt.pt

telefone

+351 914 963 446 (chamada para a rede móvel nacional)

A Europa na Escola: inscrições abertas para formação de professores

 

Estão abertas, até 15 de fevereiro, as inscrições para a 5ª edição da Ação de Curta Duração “A Europa na Escola – Formação para Professores”.

 

A ação decorre à distância (de forma síncrona) e tem como objetivo promover o conhecimento sobre a União Europeia e capacitar os professores dos diferentes níveis de escolaridade (1º CEB, 2º CEB, 3º CEB, Ensino Secundário e Ensino Profissional) para o desenvolvimento de atividades de educação sobre a União Europeia, envolvendo os alunos nos diversos domínios da Educação para a Cidadania.

 

Cada ação terá uma duração total de seis horas repartidas por dois dias, tem um caráter tutorial e visa apoiar os docentes na utilização de guias, um para cada nível de ensino, criados com base em recursos e ferramentas sobre a União Europeia, como por exemplo o Espaço de Aprendizagem.

 

Os professores candidatos poderão escolher entre as cinco ações disponíveis programadas, que decorrerão em março e abril de 2024, em horário pós-laboral (ver cronogramas infra).

 

O projeto “A Europa na Escola – Formação para Professores” é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, que tem por objetivo promover o conhecimento sobre a União Europeia junto da comunidade educativa em todos os níveis de ensino e contribuir para a formação e valorização de uma cidadania democrática e participativa.

 

Para mais informações e inscrições consulte a notícia na página da Direção-Geral da Educação que remete para o Portal de Gestão da Formação, onde os docentes – depois de devidamente registados – podem efetuar a inscrição nas sessões disponíveis.

 

Note-se que todos os candidatos devem satisfazer as condições de elegibilidade, nomeadamente serem professores no ativo do ensino público a lecionar no Continente (as Regiões Autónomas têm sistema de formação próprio). Não são admitidos formandos já certificados numa edição anterior.

 

Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal e Direção Geral de Educação