A Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Agência de Desenvolvimento e Coesão (ADC), a entidade responsável pela coordenação dos Fundos Europeus em Portugal, lançam na próxima sexta-feira, dia 21 de maio, o ciclo de seminários online “Fundos da União Europeia: os resultados até hoje e os desafios do próximo período de programação”, que cobre o período 2021-2027.
A sessão de abertura do ciclo tem início às 14h30 de dia 21 de maio, com a presença de Elisa Ferreira, Comissária Europeia responsável pela Coesão e Reformas, e do Ministro do Planeamento, Nélson de Souza, e é dedicada ao tema “Fundos Estruturais: o contexto, os resultados e os desafios do próximo ciclo”. Os oradores convidados são Daniel Traça, professor catedrático de economia e diretor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), e Ricardo Paes Mamede, subdirector do departamento de economia política do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e presidente da direcção do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais. Os comentários ficam a cargo de Pedro Mazeda Gil, investigador e subdiretor do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto e Nuno Santos, Presidente do conselho diretivo da Agência para o Desenvolvimento e Coesão. Este primeiro seminário será moderado pela jornalista Mónica Silvares. Nesta ocasião, a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, efetua uma apresentação do ciclo de seminários. Este primeiro evento deste ciclo pode ser acompanhado aqui e nas contas do Facebook, Twitter e Instagram da Comissão Europeia em Portugal.
O objetivo desta iniciativa é contribuir para uma reflexão e análise equilibrada da aplicação dos fundos – os resultados alcançados e o que poderia ter sido feito de forma diferente – e lançar pistas sobre os desafios do próximo período de programação, promovendo uma visão informada e abrangente sobre estas matérias.
O segundo seminário está agendado para o dia 27 de maio e será consagrado ao tema “Fundos estruturais: modernização das políticas públicas, governação e transparência”. O calendário dos demais eventos deste ciclo está disponível abaixo e os diferentes intervenientes serão anunciados em momento oportuno.
Os oito seminários previstos terão uma duração aproximada de 90 minutos, decorrerão em formato virtual e contam com a participação de um vasto e diversificado painel de especialistas com diferentes experiências nesta matéria, combinando uma visão interna do processo de aplicação dos fundos, com uma visão do conjunto dos fatores explicativos das evoluções nas áreas/sectores onde os fundos têm sido aplicados.
Mais informações na página dedicada aqui.
PROGRAMA CICLO DE SEMINÁRIOS FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA:
Os resultados até hoje e os desafios do próximo período de programação
21 maio – Fundos Estruturais: o contexto, os resultados e os desafios do próximo ciclo
Apresentação do ciclo de seminários
Sofia Alves
Sessão de abertura
- Comissária Elisa Ferreira
- Ministro do Planeamento Nelson de Souza
Oradores: Daniel Traça e Ricardo Paes Mamede
Comentário: Pedro Mazeda Gil e Nuno Santos (AD&C)
Moderação: Mónica Silvares
27 maio – Fundos Estruturais: modernização das políticas públicas, governação e transparência
Oradores: Nuno Vitorino e Miguel Poiares Maduro
Comentário: Duarte Rodrigues e Paulo Neto
Moderação: Helena Garrido
9 junho – Fundos Estruturais, modernização do sistema produtivo e internacionalização (Incentivos ao Investimento)
16 junho (data a confirmar) – Fundos Estruturais e os investimentos no Ambiente e Energia
23 junho – Fundos Estruturais e investimentos nas redes de transporte e de conectividade
30 junho – Os Fundos Estruturais e os apoios à formação e ensino
7 julho – Os Fundos Estruturais e os apoios ao emprego e inclusão social
14 julho – Os Fundos Estruturais e as políticas territoriais
Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal