Sessão plenária, em Estrasburgo
Debate sobre o Estado da União Europeia. Na quarta-feira, a partir das 08h00 (hora de Lisboa, mais uma em Estrasburgo), os eurodeputados debatem com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Estado da União Europeia (SOTEU) em 2026. O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, marca presença como convidado de honra. Antes do SOTEU2026, na terça-feira à tarde, eurodeputados falam aos jornalistas sobre as expectativas do Parlamento Europeu. Estes briefings são transmitidos e ficam disponíveis aqui.
Mais informação:
- Sobre o SOTEU
- Recursos multimédia
- Análise às prioridades políticas da Comissão
- Códigos Embed: Ir à página de streaming do Centro Multimédia (aqui), escolher a transmissão que melhor se adequa às necessidades e clicar em “share/compartilhar”.
Proteger a democracia europeia. Na terça-feira, os eurodeputados debatem e votam recomendações destinadas a reforçar a resiliência da UE face à interferência estrangeira e a outras ameaças no contexto global atual. Após a votação, pelas 12h30 (hora de Lisboa), a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, a presidente da comissão parlamentar EUDS, Nathalie Loiseau (Renew, FR), e o relator Tomas Tobé (PPE, SE) dão uma conferência de imprensa conjunta que é transmitida aqui.
Mark Carney/sessão formal. Na quinta-feira, às 10h30 (mais uma hora em Estrasburgo), o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, discursa em plenário para abordar as relações entre a UE e o Canadá, num momento de crescentes tensões geopolíticas.
Ataques híbridos da Rússia. Na terça-feira, os eurodeputados debatem com a Alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas, sobre a recente escalada dos ataques híbridos da Rússia contra os Estados-Membros da UE e as formas de proteger a sua integridade territorial, bem como as infraestruturas críticas de segurança e defesa. Na quarta-feira decorre uma votação sobre uma resolução relativa à guerra híbrida.
Apoio da UE à Ucrânia. Durante um debate na quarta-feira à tarde, os eurodeputados devem incentivar o Conselho da UE e a Comissão Europeia a prestarem mais apoio à Ucrânia.
Preparação em matéria de defesa. Na quarta-feira, o Parlamento Europeu realiza as votações finais sobre a legislação destinada a acelerar o investimento na defesa e a melhorar a capacidade de resposta da UE aos desafios de segurança. O debate que antecede a votação acontece na terça-feira.
Escalada de tensões no Médio Oriente. Na terça-feira à tarde, os eurodeputados e a Alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas, debatem sobre o mais recente agravamento dos combates no Médio Oriente.
Ondas de calor e incêndios florestais. Na terça-feira, os eurodeputados, a Comissão Europeia e a Presidência irlandesa do Conselho da EU fazem um balanço das lições aprendidas com um número recorde de fenómenos climáticos extremos ocorridos no verão de 2026.
Situação em Ceuta. Na terça-feira, juntamente com a Presidência irlandesa e a Comissão, os eurodeputados debatem os recentes ataques híbridos e a instrumentalização dos migrantes em Ceuta, bem como a necessidade de uma resposta coordenada para proteger as fronteiras externas da UE. Na quinta-feira, é submetida a votação uma resolução.
Impacto das redes sociais nos jovens. Na quinta-feira, os eurodeputados instam as plataformas de redes sociais a proibir as suas práticas mais nocivas e viciantes e a mitigar o impacto do chamado «design persuasivo». Na terça-feira às 15h00 há uma conferência de imprensa (transmitida aqui) com o eurodeputado italiano e relator, Sandro RUOTOLO (S&D).
Na segunda-feira, às 15h30 (hora de Lisboa, mais uma em Estrasburgo), o Parlamento Europeu realiza uma conferência de imprensa sobre a sessão plenária, que tem início às 16h00 (horas de Lisboa) e fica disponível aqui.
Agenda da Presidente
Na segunda-feira, a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, reúne-se com Janez Janša, primeiro-ministro da Eslovénia, em Bruxelas. Na quarta-feira, Roberta Metsola preside ao debate sobre o Estado da União Europeia na sessão plenária. Na quinta-feira, a Presidente Metsola recebe o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, e preside ao seu discurso formal.
Calendário
12 de setembro. Sessão de surf inclusivo, no Porto.
14 a 17 de setembro. Sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com o discurso do Estado da União (SOTEU). Agenda provisória aqui.
5 a 8 de outubro. Sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
19 a 22 de outubro. Sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
11 e 12 de novembro. Mini sessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Fonte: Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal
